Festividade 2016 – Palestras

VIOLÊNCIA E A QUESTÃO DO IDOSO – MARTHA ROCHA

Marta-Rocha2-Festividade-2014.jpg
Local: Salão Pedra Negra, Tijuca Tênis Clube
Dia 12 de setembro – 16h às 17h – Entrada franca.

Palestrante: Martha Rocha (Deputada Estadual, Delegada de Polícia e Ex-Chefe da Polícia Civil do RJ)

Sobre MARTHA ROCHA
No decorrer de sua vida profissional, recebeu diversas condecorações, em reconhecimento ao seu empenho na luta pelos direitos da mulher, sobre os quais escreveu inúmeros artigos e a cartilha “Violência contra a Mulher – Um guia prático para prevenir, punir e erradicar a violência contra as mulheres”. O trabalho foi produzido pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
São de sua autoria dois capítulos do “Dossiê Mulher”, elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Contribuiu para a elaboração do livro “Mulheres da Baixada Fluminense”, uma parceria entre o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) e a PETROBRÁS. Foi integrante da Comissão de Segurança Pública da Mulher.


DIREITOS DO IDOSO – DR. WANDERLEY REBELLO E DINA FRUTUOSO

Local: Salão Pedra Negra, Tijuca Tênis Clube
Dia 12 de setembro – 16h às 17h – Entrada franca

Palestrantes:  Dr. Wanderley Rebello (Advogado) e Dina Frutuoso (Psicóloga)

Sobre DR. WANDERLEY REBELLO E DINA FRUTUOSO
Dr. Wanderley Rebello Filho – Advogado e conselheiro da OAB/RJ. Presidente das comissões de políticas sobre drogas da OAB/RJ e da OAB/Barra da Tijuca. Professor de Direitos Humanos e de Direito Ambiental.
Dra. Dina Frutuoso – Psicóloga clinica, professora Dra. da UFRJ. Presidente da ABRAPA (Associação Brasileira de Psicologia Aplicada). (Assessora psicóloga da OAB Barra da Tijuca comissões da pessoa idosa da criança e adolescentes).


NOVA LOGÍSTICA ASSISTENCIAL PARA O IDOSO – CARINHO, COMPETÊNCIA, AFETO E QUALIDADE – RENATO PEIXOTO VERAS

Local: Salão Pedra Negra, Tijuca Tênis Clube
Dia 12 de setembro – 16h às 17h – Entrada franca

Palestrante: Prof. Dr. Renato Veras – Diretor Geral da UnATI.Uerj

Competência & Qualidade de Vida: dois aspectos que antes pareciam tão distantes um do outro, hoje se tornaram cada vez mais próximos no trato com Idosos. Até meados do século passado havia uma certa idéia corrente de que a chegada a 3ª idade era sinônimo de muitas perdas e o início de um processo de abandono e finitude. Hoje pesquisadores e profissionais da área da Geriatria e Gerontologia se debruçam em estudos e debates sobre os quais são os novos modelos assistenciais de saúde, focados na prevenção, nos hospitais, na medicação, na arte de cuidar, ou seja, quais são as atividades necessárias para se viver com mais afeto e qualidade de vida.

Sobre RENATO VERAS

Renato Veras é médico, Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ). Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre os anos de 1976 e 1978, fez residência médica e especialização. Concluiu o mestrado, em 1982, no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na Inglaterra, em 1984, concluiu seu segundo mestrado em Saúde Coletiva (Community Medicine), na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM). Concluiu o doutorado (PhD) no Guy’s Hospital da Universidade de Londres, em 1992. Sua área de pesquisa é Epidemiologia e Doenças Crônicas na Terceira Idade , onde tem vários artigos publicados nas principais revistas científicas, e capítulos em livros.